EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 2ª SÉRIE
MATEMÁTICA
Ao final da 2ª série, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as competências necessárias para:
* Aplicar um sentido numérico, compreendendo o significado de números pela análise da ordem de grandeza.
* Ler e escrever números naturais, evidenciando a compreensão de algumas regras da escrita posicional, como a formação de agrupamentos e o princípio aditivo, que permite, por exemplo, escrever o número 574 como 500 + 70 + 4.
* Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais.
* Resolver problemas, expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração, em situações relacionadas a seus diversos significados.
* Resolver problemas expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
* Expressar verbalmente e por meio de registros os procedimentos de soluções de um problema, estabelecendo comparação com outros procedimentos e reconhecendo que uma mesma situação-problema pode ser resolvida por diferentes estratégias.
* Compreender os conceitos da divisão (repartir quantidades iguais e determinar quanto cabe).
* Resolver cálculos envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais, fazendo uso de recursos como cálculo mental e estimativa.
* Resolver cálculos envolvendo adição e subtração por meio de estratégias pessoais e pelo uso da técnica operatória convencional.
* Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição.
* Identificar formas geométricas tridimensionais, como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo; e formas planas, como quadrado, triângulo, retângulo e círculo, sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
* Perceber semelhanças e diferenças entre cubo e quadrado, pirâmide e triângulo, esfera e círculo.
* Identificar possíveis trocas de cédulas e moedas, em função de seus valores.
* Efetuar cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
* Reconhecer situações do dia-a-dia onde são utilizadas unidades de medida.
Por exemplo: leite é vendido em litros (unidade de capacidade), açúcar e farinha são vendidos em quilos ou gramas (unidade de massa), tecidos são vendidos em metros (unidade de comprimento).
* Comunicar por meio de estimativas os resultados das medições realizadas.
* Identificar horas e minutos por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
* Identificar unidades de tempo – semana, mês, semestre, ano – e estabelecer relações entre elas.
* Distinguir tabelas de gráficos.
* Interpretar e construir tabelas de dupla entrada e gráficos com a ajuda do professor.
Ao final da 2ª série, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as competências necessárias para:
* Aplicar um sentido numérico, compreendendo o significado de números pela análise da ordem de grandeza.
* Ler e escrever números naturais, evidenciando a compreensão de algumas regras da escrita posicional, como a formação de agrupamentos e o princípio aditivo, que permite, por exemplo, escrever o número 574 como 500 + 70 + 4.
* Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais.
* Resolver problemas, expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração, em situações relacionadas a seus diversos significados.
* Resolver problemas expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
* Expressar verbalmente e por meio de registros os procedimentos de soluções de um problema, estabelecendo comparação com outros procedimentos e reconhecendo que uma mesma situação-problema pode ser resolvida por diferentes estratégias.
* Compreender os conceitos da divisão (repartir quantidades iguais e determinar quanto cabe).
* Resolver cálculos envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais, fazendo uso de recursos como cálculo mental e estimativa.
* Resolver cálculos envolvendo adição e subtração por meio de estratégias pessoais e pelo uso da técnica operatória convencional.
* Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição.
* Identificar formas geométricas tridimensionais, como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo; e formas planas, como quadrado, triângulo, retângulo e círculo, sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
* Perceber semelhanças e diferenças entre cubo e quadrado, pirâmide e triângulo, esfera e círculo.
* Identificar possíveis trocas de cédulas e moedas, em função de seus valores.
* Efetuar cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
* Reconhecer situações do dia-a-dia onde são utilizadas unidades de medida.
Por exemplo: leite é vendido em litros (unidade de capacidade), açúcar e farinha são vendidos em quilos ou gramas (unidade de massa), tecidos são vendidos em metros (unidade de comprimento).
* Comunicar por meio de estimativas os resultados das medições realizadas.
* Identificar horas e minutos por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
* Identificar unidades de tempo – semana, mês, semestre, ano – e estabelecer relações entre elas.
* Distinguir tabelas de gráficos.
* Interpretar e construir tabelas de dupla entrada e gráficos com a ajuda do professor.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 1º BIMESTRE (1ª SÉRIE)
COM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO E À ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA:
*Escrever silabicamente, ainda que não utilizando valor sonoro convencional das letras.
*Produzir textos oralmente (dos gêneros trabalhados no bimestre), atentos a algumas características do gênero e da linguagem que se escreve.
*Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da língua portuguesa.
COM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA:
*Apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção crescente as leituras feitas pelo professor.
*Comentar trechos das histórias lidas e seus personagens, com sua ajuda.
*Apreciar as ilustrações dos livros lidos, relacionando-as com algumas passagens da trama e com o título da história, com sua ajuda.
*Reconhecer a escrita do próprio nome, dos nomes de alguns colegas e do seu, utilizando informações como as letras inicial e final dos nomes, o fato de o nome ser simples ou composto, entre outras.
*Começar a reconhecer a escrita de outras palavras que tenham adquirido relevância no contexto do trabalho desenvolvido até o momento, tais como as que fazem parte das listas produzidas coletivamente (das atividades da rotina diária, de títulos das histórias lidas e das cantigas trabalhadas, dos personagens preferidos, etc.)
*Demonstrar disponibilidade para ler, com e/ou sem sua ajuda, de forma convencional ou não, textos cujo conteúdo saibam previamente de memória, tais como as letras das cantigas trabalhadas e também outros textos, como listas, títulos de histórias, legendas, colocando em ação comportamentos de leitor.
*Reconhecer que a escrita serve para, entre outras funções, registrar e organizar o dia-a-dia na escola e pode ser uma fonte de informação, entretenimento e prazer.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A 1ª SÉRIE DO CICLO I
EXPECTATIVAS RELACIONADAS À COMUNICAÇÃO ORAL:
*Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado.
*Planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.
EXPECTATIVAS RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DE LEITURA:
*Apreciar textos literários.
*Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo professor.
*Ler, com a ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
*Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
EXPECTATIVAS RELACIONADAS À ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E ÀS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
*Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros).
*Escrever alfabeticamente (ainda que com erros de ortografia) textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
*Reescrever - ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho - histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
*Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
*Revisar textos coletivamente com sua ajuda.
FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (VOL 1), SEESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário