Encontrei essa sequência no site Aprende Minas e amei.
Veja como podemos explorar um texto pequeno de formas variadas.
Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó” Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho.
ATIVIDADE 10 • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
Veja como podemos explorar um texto pequeno de formas variadas.
Tenho recebido alguns pedidos para publicar sugestões
de atividades e gostaria de destacar a sequência didática de atividades
elaboradas pela colega de trabalho Kátia. São 13 atividades desenvolvidas a
partir da parlenda "A Casinha da Vovó". Cada grupo de atividades aborda uma
capacidade diferente. Acompanhe a sequência e mãos a obra.
Professor,
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em
letra de imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de
imprensa minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra
cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda
possam ser substituídas por desenhos.
- Criação de Fichas:
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra
imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem
espaçamento, ou seja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras
da parlenda ;
• Fichas com palavras divididas em
sílabas.
PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto;
Identificação do gênero e do suporte na compreensão de
textos.
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser
em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar
também o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de
parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra
de imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo
sobre as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem
com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando
o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a
direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda
individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do
quadro ou entregar o texto).
• Faça a exploração oral da parlenda com questões de
compreensão:
A) De quem é a casinha?
B) Como é a casinha?
C) Por que o café está
demorando?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo
com a sequência proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser
trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado
e compreensão da língua escrita. A última atividade a ser postada será uma
proposta de avaliação para verificar o aprendizado. Acompanhe!
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às
mesmas capacidades.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da
escrita.
Estas ativdades devem ser trabalhadas de acordo
com a sequência proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser
trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado
e compreensão da língua escrita. A última atividade a ser postada será uma
proposta de avaliação para verificar o aprendizado. Acompanhe!
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às
mesmas capacidades.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da
escrita.
ATIVIDADE 2
- Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
- Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
- Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
- Circule na parlenda a palavra CASINHA.
- Desenhe a casinha da vovó.
ATIVIDADE 3
- Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
- Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
- Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
- Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
- Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
- Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
ATIVIDADE 4
- Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra Casinha.
Agora, peça que vejam a figura da casa e depois
organize as letras para formar o nome da figura (registro no
caderno):
- Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
- Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
Dando continuidade às atividades elaboradas pela colega de trabalho Kátia
acompanhem mais duas sequências didáticas. Essas atividades foram elaboradas
tendo como base a parlenda "A Casinha da Vovó".
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Atividade
5
- Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA | No DE LETRAS |
A | |
CASINHA | |
DA | |
VOVÓ | |
CERCADINHA | |
DE | |
CIPÓ | |
O | |
CAFÉ | |
ESTÁ | |
DEMORANDO | |
COM | |
CERTEZA | |
NÃO | |
TEM | |
PÓ |
- Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
ATIVIDADE 6
- Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
- Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
- Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
- Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
- Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó” Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da
escrita.
ATIVIDADE
7
-
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
-
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
-
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
-
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
-
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
-
Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
-
Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos?”
CASINHA |
-
Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul.
-
Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles
encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no início.
ATIVIDADE 8
• Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e
compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as
diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com
este tipo de letra).
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE 9
• Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos
da atividade 8 acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras,
consciência silábica e consciência fonológica:
grafema-fonema.
ATIVIDADE 10 • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
PALAVRAS | No DE LETRAS | No SÍLABAS |
CASINHA | ||
VOVÓ | ||
CERCADINHA | ||
CIPO | ||
CAFÉ | ||
COM | ||
CERTEZA | ||
NÃO | ||
PÓ |
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
Esta é a última postagem
referente à sequência de atividades elaboradas com a parlenda “A Casinha da
Vovó”. Observe que a atividade 13 é de Avaliação. Quero ressaltar aqui a
importância da avaliação para verificar o aprendizado dos alunos. Só assim será
possível verificar o que o aluno aprendeu e rever o que o aluno ainda não
aprendeu.
Acompanhe as atividades
anteriores: Atividade 1; Atividades 2, 3 e
4; Atividades 5 e 6 e Atividades 7, 8, 9 e
10.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras,
consciência silábica e consciência fonológica:
grafema-fonema.
ATIVIDADE
11
· SÍLABA INICIAL: Escolher uma
palavra da parlenda. Ex.: CAFÉ.
-
Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: CAFÉ.
-
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial “CA”: CAFÉ, CASA, CAMA, CANA, CAVALO, CADEIRA.
-
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas (C + V).
-
Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
-
SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizado a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam: CASINHA – CERCADINHA; VOVÓ – PÓ.
-
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma
“Lista”de palavras que rimam com CASINHA, ditadas pelos alunos e
peça que eles copiem:
|
-
SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CERTEZA, separada em sílabas.
-
Peça que os alunos identifiquem o 2º pedacinho ( TE), destacando-o.
-
Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana: MARTELO e peça que os alunos comparem as 2 palavras.
-
Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA. Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência Sonora.
|
-
Formamos a palavra: __________________________
A)
Quantas letras tem?
B)
Quantas sílabas tem?
C) Qual
é a sílaba inicial?
D) Qual
é a sílaba final?
E) E
qual é a sílaba mediana?
F)
Retire a sílaba DINHA: CERCADINHA - CERCA
G)
Acrescente a sílaba DA ao final: CERCA – CERCADA
H)
Formamos outra palavra, qual é? _______________
-
Assim, formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras para que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.
Capacidades: Ler palavras; Escrever
palavras.
ATIVIDADE
12
-
Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro
-
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C (C = consoante; V = vogal). Ex.:
|
* Agora
coloque dentro do quadradinho o número de letras de casa sílaba da palavra
acima:
DE | MO | RAN | DO |
* Faça o
mesmo com as palavras abaixo:
| |||||||||||||||||||||
|
CER | TE | ZA |
-
Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
-
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.
ATIVIDADE 13
(AVALIAÇÃO):
-
Ditado das palavras da parlenda.
-
Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.
por, Kátia Maria Viana Wittmann
Além das 12 sugestões de atividades propostas nas
postagens anteriores pela colega de trabalho Kátia, ela ainda sugere alguns
jogos e atividades complementares para trabalhar com a parlenda “A Casinha da
Vovó”. São sugestões que vão tornar a aula mais atrativa e divertida para os
alunos favorecendo o processo de aprendizado.
Quem ainda não viu todas as atividades vale a pena
conferi-las acessando os links a seguir: Atividade 1;
Atividades 2, 3 e 4; Atividades 5 e 6; Atividades 7, 8, 9 e 10 e Atividades
11, 12 e 13.
Agora conheça as sugestões propostas:
1) FRASES COM PALAVRAS
EMENDADAS
- Divida os alunos em grupos.
- Distribua para cada grupo fichas que contenham frases
da quadrinha com as palavras emendadas. Ex: ACASINHADAVOVÓ /
CERCADINHADECIPÓ / OCAFÉESTÁDEMORANDO / COMCERTEZANÃOTEMPÓ.
- Disponha sobre a mesa fichinhas individuais com as
palavras da quadrinha.
- Cada grupo deve organizar (formar) a frase
corretamente (com os espaçamentos entre as palavras).
- Obs.: Utilizar letra de Imprensa
maiúscula.
2) JOGO DA MEMÓRIA (FIGURAS
E PALAVRAS)
- Divida os alunos em grupos;
- Distribua fichinhas sobre a mesa com os
desenhos;
- Distribua também fichinhas com a representação
gráfica (escrita em caixa alta) desses desenhos;
- Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e
escritas viradas para baixo;
- Um aluno joga por vez. Definir quem começa por
sorteio, “2x1”, “par ou ímpar”, etc;
- O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se
formar par, continua jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim,
sucessivamente. Ganha quem forma o maior número de pares.
- Pedir para registrarem as palavras do jogo no
caderno.
3) BINGO DE LETRAS ou
SÍLABAS OU PALAVRAS
- Construa diferentes cartelas com letras do alfabeto
ou sílabas ou palavras da quadrinha em imprensa minúscula;
- Faça um saquinho com as mesmas letras ou
sílabas ou palavras, só que em letra imprensa maiúscula;
- Retire uma letra, sílaba ou palavra por vez e mostre
aos alunos ou “cante” a letra (sílaba/palavra);
- Aquele que tiver a letra correspondente
marca;
- Ganha quem preencher primeiro a cartela.
Variação do jogo: construir cartelas com
letras cursivas e/ou cartelas mescladas (maiúscula, minúscula e
cursiva).
4)
TRILHA
- Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha
(tabuleiro).
- Disponibilize um envelope com as palavras da
quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar o número de sílabas. Se
estiver correto, ele anda o número de casas correspondentes ao número de sílabas
da palavra. Se não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao
final da trilha primeiro.
5)
CRUZADINHA
- Faça uma cruzadinha com as palavras da quadrinha. Na
folha, deixe as palavras escritas para que os alunos coloquem o número de letras
correspondentes. O objetivo é que os alunos associem o número de letras da
palavra com o seu respectivo quadrinho (nº de letras = nº de quadrinhos).
Atenção! Pode acontecer de palavras diferentes terem o mesmo número de letras,
mas o aluno tem que perceber que a posição da palavra na cruzadinha afeta outras
palavras.
6) TEXTO
LACUNADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo
uma folha com a quadrinha, mas no lugar de algumas palavras deixe espaços em
branco. Deixe sobre a mesa as palavras da quadrinha. Cada grupo deve procurar e
colocar as palavras corretas sobre os espaços em branco.
A __________ DA VOVÓ
CERCADINHA DE ______ .
O _______ ESTÁ DEMORANDO
COM ____________ NÃO TEM _____.
OBS: Pode-se variar esta atividade,
utilizando também palavras escritas com letra cursiva e/ou trocando as palavras
a completar.
7) TEXTO
FATIADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo
fichas com as frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos devem organizar as
frases na ordem correta.
8) DOMINÓ DE DIFERENTES
TIPOS DE LETRAS
- Dispor a turma em grupos ou em círculo (dependendo da
quantidade de jogos disponíveis) e jogar como Dominó.
9) BARALHO DE
SÍLABAS
- Vire todas as cartelas com as sílabas para baixo e
misture-as. Distribua cinco cartelinhas para os alunos participantes e deixar as
outras viradas para baixo, na mesa. Cada jogador deverá formar uma palavra com
as cartelas em mãos, à sua vez. Se ele não tiver sílabas suficientes, deverá
tirar uma carta da mesa, e aguardar sua próxima vez para formar uma palavra.
Ganha quem conseguir terminar com todas as cartelinhas primeiro.
10) QUANTAS
PALAVRAS
- Coloque todas as sílabas dentro de um saco e
misture-as. Distribua um punhado para os alunos participantes e verificar
quantas palavras podem ser formadas. Vence quem conseguir formar o maior número
de palavras.
11) DESCUBRA A
PALAVRA
- Coloque todas as sílabas dentro de saquinhos (o
professor define o número de sílabas que cada saquinho conterá). Peça que os
alunos formem as palavras com aquelas sílabas. Vence quem conseguir formar o
maior número de palavras.
Obs.: O professor deve mostrar a
palavra das fichinhas em anexo, para que os alunos vejam e confiram se a palavra
foi escrita corretamente ou não.
12) CAIXA DE
PALAVRAS
- Coloque todas as palavras dentro de uma caixa de
fósforos (o professor define o número de palavras que cada caixa conterá e o
campo semântico a ser utilizado);
- Divida os alunos em grupos;
- Peça que cada aluno retire uma palavra e forme outras
palavras com a letra ou sílaba inicial daquela palavra retirada (pode ser do
mesmo campo semântico ou não);
- Vence quem conseguir formar o maior número de
palavras diferentes daquela retirada da caixa.
Obs.: Os alunos deverão registrar a
palavra para que vejam a escrita correta, número de sílabas,
etc.
Algumas atividades elaboradas para trabalhar o texto.
Algumas atividades elaboradas para trabalhar o texto.
Parabéns!!! Amei essas idéias!!! vou aplicá-las na minha sala!!! Qd puder me visita tb!!! http://karlakayrone-servicosocialepedagogia.blogspot.com.br/
ResponderExcluirBjosssss
QUE PERFEIÇÃO,AMEI,OBRIGADA POR DIVIDIR COM AS SEUS COLEGAS,COM CERTEZA MINHAS AULAS VÃO FICAR MUITO MAIS INTERESSANTE E COM UM MELHOR APRENDIZADO BEIJOO!!!
ResponderExcluirOi Leila!
ResponderExcluirTambém utilizando palavra da moda; continue SOCIALIZANDO essas descobertas da e na web. A-do-ro.
Um cheiro!
Marileide
Adorei,porém em todos blogs tem as mesmas atividades,gostaria de mais variedades.
ResponderExcluirADOREI, GOSTARIA DE OUTRAS SUGESTÕES COMO ESSA MAS COM OUTROS TEXTOS
ResponderExcluirADOREI, GOSTARIA DE OUTRAS SUGESTÕES COMO ESSA MAS COM OUTROS TEXTOS
ResponderExcluirAcho que deveria ter a fonte, já que a pessoa se dedicou e fez com carinho, nada mais justo que dar os devidos méritos a quem realmente o fez.
ResponderExcluirAs atividades postadas ao final da sequência do site Aprende Minas foram elaboradas por mim e estão sem os devidos créditos. Peço a gentileza de citá-lo.
ResponderExcluirMais uma vez encontro atividades elaboradas por:MARLY SANTOS
ResponderExcluirpostadas sem os devidos créditos!
Plágio é crime!!