sábado, 1 de junho de 2013

Dia do Meio ambiente

Li certa vez um slogan que dizia:
"EU NãO QUERO MEIO AMBIENTE E SIM UM INTEIRO"
Esse foi o trabalho com a minha turma do 1º ano.comprei papel embrulho e cada um desenhou a terra na sua visão.



Estou fazendo esse agora para o meu novo armário.

 Amo reciclagem.




Receita Com Papel Higiênico

Para fazer essa primeira receita você vai precisar de:
  • 01 rolo de papel higiênico (de preferência os brancos)
  • 03 colheres (ou mais) de sopa de farinha de trigo
  • 03 colheres de sopa de cola branca
  • 01 colher de sopa de água sanitária ou cloro
  • 01 bacia e
  • 01 peneira
Obs.: Caso você não queira usar nem água sanitária ou cloro, você pode substituir esse ingrediente por 02 colheres de sopa de vinagre + 01 colher de sopa de pinho sol. A vantagem dessa substituição é que esses produtos tem função conservante e fungicida, ou seja, evita que a massa fique podre no período de 24 horas ou que atraia insetos como formigas.

Modo De Preparo

Corte o papel higiênico no menor tamanho possível, e o imersa na bacia com água. Coloque nesse mistura de papel e água a água sanitária (ou o cloro) e deixe de molho por 24 horas para amolecer.
Após as 24 horas passarem, você vai escorrer a água com a ajuda da peneira, mas sem espremer o papel. Ponha o papel na bacia novamente e misture a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa firme e lisa, uniforme. Caso a massa fique quebrando ou dura, acrescente um pouco mais de água.
Acrescente na mistura a cola e mexa a textura até ficar semelhante à massa de modelar. Importante: nesse passo você deve mexer com as mãos, literalmente colocar a mão na massa.
Após a “massa de modelar” ficar pronta, você modela o que for de seu agrado, lembrando que dependendo da finalidade do objeto escolhido você deve medir a grossura do fundo e das bordas, para que o objeto não quebre quando estiver seco. Em cima de um plástico, deixe o objeto secar na sombra.
Depois que o objeto tiver completamente seco, pinte com tinta guache. Caso as bordas estiverem irregulares, você pode lixar com uma lixa de unha ou uma lixa pequena. Depois que o objeto tiver pintado e seco, passe uma camada de cola branca ou de verniz sobre o objeto para dar brilho e a tinta não sair facilmente.
Obs.: Você pode usar um pote de plástico como molde para o objeto escolhido, como um copo ou uma cuia. Antes de cobrir o objeto com o papel maché, unte-o com vaselina cremosa ou óleo de cozinha para que o papel não fique colado no objeto quando tiver seco.
Obs.2: A massa deve ser usada no mesmo dia em que é feita, caso contrario endurece. Caso você não tenha utilizado toda, guarde-a num pote plástico com tampa na geladeira, isso garantirá uma validade de algumas poucas semanas.

Dicas Para Pintar

Para pintar áreas grandes você pode usar um pincel com a cabeça mais grossa. Para pequenos detalhes você deve usar um pincel mais fino, como os pinceis nº 0 ou nº1.

Receita Com Jornal

Caso você não queira usar papel higiênico, você pode utilizar jornal velho para fazer o papel maché.

Material Necessário

Para essa receita você vai precisar de:
  • Meio balde de papel picado
  • 03 colheres (ou mais) de sopa de farinha de trigo
  • 03 colheres de sopa de cola branca
  • 01 colher de sopa de água sanitária ou cloro
  • 01 bacia
  • 01 peneira e
  • 01 liquidificador

Modo De Preparo

Pique o jornal, coloque num balde com água + água sanitária e deixe de molho por 24 horas. No liquidificador, coloque 3 partes de água para 1 parte de papel. Bata por 10 segundos e desligue por 1 minuto. Bata por mais 10 segundos.
Despeje toda a mistura na peneira e esprema o papel até toda a água sair. Esfarele toda a mistura e espalhe numa bacia. Repita esses passos ate conseguir a quantidade de papel desejada.
Com a quantidade de papel desejada, junte aos poucos a farinha de trigo, e a cola, misturando com as mãos ate ficar uma massa uniforme, homogênea. Modele o objeto desejado e deixe secar na sombra, sobre um plástico. Depois de seco, pinte o objeto.

Caneca De Papel Maché

Agora que temos o papel maché feito, precisamos fazer objetos com ele para que ele não seque e não se estrague. Vamos aprender a fazer uma xícara. Para fazer essa xícara vamos precisar de:
  • Potes de plástico (copo de iogurte ou de requeijão)
  • Papel maché
  • Espátula
  • Cola branca (diluída em água)
  • Arame Bitola 18
  • Papel alumínio
  • Papel seda rasgado em tiras (1 cm de largura)
  • Lixa para ferro nº 100
  • Vários pincéis (grossos e finos)
  • Tintas acrílicas (ou guache)
  • Verniz (ou cola branca)

Modo De Preparo

Cubra a parte externa do recipiente escolhido com o papel maché utilizando a espátula. Sempre passe a espátula na cola diluída para a mesma deslizar mais facilmente sobre a massa. Muito cuidado e calma na hora de fazer a borda, sempre tirando o excesso e alisando a massa. Deixe esse material “pronto” secar no sol por cerca de 72h. A massa deve ficar lisa e bem rente ao recipiente. Se necessário lixe a massa.
Para fazer a alça, você dá o formato desejado no arame e, para dar o volume, você cobre com papel alumínio amassado e cola papel seda ao redor da alça. Faça 3 camadas de papel seda para não ficar muito fino. Deixe cerca de 1 cm para ambos os lados para a alça ser anexada à xícara. Deixe secar por algumas horas. Marque na xícara, com a ajuda de um lápis, onde a alça ficará presa e com um estilete corte as marcas (levando em conta a espessura do arame).
Passe cola instantânea nos cortes feitos e introduza imediatamente as duas pontas da alça. Mantenha pressionado até que fique firme. Preencha a diferença com papel maché usando uma espátula pequena sempre molhada em cola diluída. Deixe secar durante 24 horas no sol.
Após todo o processo de secagem, você pode desenhar por cima do papel e definir as cores. Depois é só pintar com as cores escolhidas, passar verniz (para impermeabilizar e dar brilho à pintura) e aproveitar sua xícara única e personalizada!

Agora que sabemos fazer o papel maché, é só deixar a imaginação fluir e criar várias coisas legais reaproveitando o material.











Nenhum comentário:

Postar um comentário