Centenário do Poeta
"As borboletas"
Vinícius de Moraes
Conteúdo:
Oralidade, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Produção textual
Biografia do cantor e compositor
Identificação do padrão silábico da letra B
Para os mais avançados ( vogal +R)
sílaba (AR- ER -IR OR UR)
Para os mais avançados ( vogal +R)
sílaba (AR- ER -IR OR UR)
Composição tridimensional: dobradura
Metamorfose
Objetivos:
- Conhecer o poema: As borboletas
- Ler silenciosamente, coletivamente e individualmente o poema
- Procurar no poema a palavra borboleta
- Produzir textos (lista de cores)
- Confeccionar a dobradura da borboleta
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma
- Conhecer a biografia do artista
- Ler e escrever palavras com as sílabas ba, be, bi, bo, bu
- Assistir o filme Cocoricó “A Nova Amiga”
Desenvolvimento:
Ativação de conhecimentos prévios:
Vocês tem visto borboleta?
O que vocês sabem sobre as borboletas?
Como ela é?
O que ela come?
E a cor? Tamanho? Grande ou pequena?
Leitura e exploração do texto:
Escrever o poema em um cartaz
Mostrar o poema para os alunos
Deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler a música para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los a ler coletivamente e individualmente.
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS.
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE ESCURIDÃO!
VINICIUS DE MORAES
|
sugestão de enunciado:
A PROFESSORA LEU O POEMA “AS BORBOLETAS” DE VINÍCIUS DE MORAES. QUE CONTA SOBRE AS BORBOLETAS BRANCAS, AZUIS, AMARELAS E PRETAS. EM SEGUIDA TODOS OS ALUNOS LERAM TAMBÉM. AGORA VOU APRENDER A FAZER A DOBRADURA DA BORBOLETA E ENFEITAR O CARTAZ:
|
Entregar para os alunos fichas fatiadas do poema e os convidar a localizar o texto de cada tira no poema, ordenando-as:
BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E FRANCAS.
|
BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ.
|
AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS!
|
E AS PRETAS, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!
|
OBSERVE A PALAVRA:
B
|
O
|
R
|
B
|
O
|
L
|
E
|
T
|
A
|
A) PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES DE AZUL.
B) QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C) QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D) QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
E) QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA? ______
F) VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?
NO QUADRO ABAIXO ESTÁ ESCRITO A PALAVRA BORBOLETA, EM CADA LINHA ESTÁ FALTANDO UMA LETRA. COMPLETE COM A LETRA FALTOSA:
B
|
O
|
R
|
B
|
L
|
E
|
T
|
A
| |
B
|
R
|
B
|
O
|
L
|
E
|
T
| ||
O
|
R
|
O
|
L
|
E
|
T
|
A
| ||
B
|
O
|
B
|
O
|
L
|
E
|
A
| ||
O
|
R
|
B
|
O
|
E
|
T
|
A
|
QUAL É O TÍTULO DO POEMA? ______________________________________________
ESCREVA O NOME DO AUTOR DO POEMA: ___________________________________
COMPLETE O POEMA COM A COR DA BORBOLETA:
A) BORBOLETAS ___________________ SÃO ALEGRES E FRANCAS.
B) BORBOLETAS ___________________ GOSTAM MUITO DE LUZ.
C) AS ___________________ SÃO TÃO BONITINHAS.
D) E AS __________________, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!
ESCREVA UMA PALAVRA PARA CADA LETRA DA PALAVRA BORBOLETA:
B = ____________________
O = ____________________
R = ____________________
B = ____________________
O = ____________________
L = ____________________
E = ____________________
T = ____________________
A = ____________________
A PALAVRA BORBOLETA TERMINA COM TA. ESCREVA 5 (CINCO) PALAVRAS QUE TERMINEM COM TA:
ESCREVA UMA PALAVRA PARA CADA SÍLABA:
BA = ____________________________
BE = ____________________________
BI = _____________________________
BO = ____________________________
BU = ____________________________
CIRCULE E PINTE AS SÍLABAS E VAMOS ESTUDAR AS PALAVRINHAS ESCRITAS COM A LETRA B:
BA
ba
|
BE
be
|
BI
bi
|
BO
bo
|
BU
bu
|
ABA
OBA
BAÚ
BALA
BANANA
BATATA
BALEIA
BAFO
|
BEBÊ
CABELO
BEBIDA
BELA
BELO
BETUME
BELEZA
BETO
|
BIA
BICO
BICA
BIFE
BIJU
BIANCA
BICICLETA
|
BOA
BOI
BOCA
BOLO
BOLA
CUBO
BONECA
BONÉ
BOTA
|
BULE
URUBU
BULA
BÚFALO
BUTUCA
BUZINA
JABUTI
|
LEIA COM ATENÇÃO AS PALAVRAS E REPRESENTE-AS COM DESENHO:
BALA
|
BOLA
|
BULE
|
BOLO
|
BALÃO
|
BONECA
|
BONÉ
|
BOI
|
CABELO
|
O QUE É O QUE É? ADIVINHE E ESCREVA A RESPOSTA:
TEM CHAPÉU, MAS NÃO TEM CABEÇA,
TEM BOCA, MAS NÃO FALA,
TEM ASA, MAS NÃO VOA,
TEM BICO, MAS NÃO BELISCA.
TEM PERNAS, MAS NÃO CAMINHA,
TEM OLHOS, MAS NUNCA VÊ,
TEM BRAÇOS, MAS NÃO ABRAÇA,
TEM BOCA NÃO SEI PRA QUÊ?
VINÍCIUS DE MORAES NASCEU NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO “CIDADE MARAVILHOSA” EM 19 DE OUTUBRO DE 1913 E FALECEU EM 9 DE JULHO DE 1980. FOI DIPLOMATA, DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA E COMPOSITOR BRASILEIRO. POETA CONHECIDO COMO “POETINHA”. PROCURE NO MAPA DO BRASIL O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LOCAL ONDE VINÍCIUS DE MORAES VIVEU E PINTE-O:
|
COM A AJUDA DE MATERIAL DE CONTAGEM RESOLVA AS OPERAÇÕES DE ADIÇÕES:
COM O VARAL DO ALFABETO FORME AS PALAVRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR, EM SEGUIDA PROCURE-A NO CAÇA PALAVRAS E PINTE:
PRIMEIRO ESCREVA NO VARAL DO ALFABETO O NOME DA FIGURAS, EM SEGUIDA COMPLETE A CRUZADINHA:
FORME FRASES COM AS GRAVURAS ABAIXO. LEMBRE-SE DE INICIAR COM PARÁGRAFO E LETRA MAIÚSCULA:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VAMOS ESCREVER O NOME DOS DESENHOS:
Sugestão: atividade para alunos que estão no nível pré-silábico:
Sugestão: atividade para alunos que estão no nível pré-silábico:
Sugestão: com o varal do alfabeto ou alfabeto móvel, o aluno escreve o nome do desenho, em seguida escreve a frase no caderno.
Comece a dobradura com um quadrado dobrado ao meio que se transformará em triângulo.
|
São muito legais essas atividades
ResponderExcluir