Vou trabalhar com este livro.
Antes da leitura
Sensibilização dos estudantes através da observação da capa do livro;
Durante a leitura
Leitura da história realizada pelo professor com a utilização de slides;
Provocação de produção:
Sem que os estudantes saibam o final da história, solicitar que respondam a seguinte problematização:
“O QUE PODE TER ACONTECIDO COM A LAGARTA?”
Depois da leitura:
• Leitura da história realizada pelos estudantes aos demais colegas;
• Relacionar imagens ou nomes dos personagens com falas presentes no texto da história;
• Reconstrução da história fragmentada em frases desorganizadas;
• Solucionar charadinhas envolvendo personagens do texto, exemplo:
Vivo bem ao mundo, pois devagar vou ao longe. Meu nome inicia com a letra P e termina com a. Quem sou?
Quem tem pernas para dar e vender, que o nome inicia com C?
• Completar as lacunas no texto da história;
• Após a leitura da história pense:
“ QUE OUTRA ESTRATÉGIA A CORUJA PODERIA TER UTILIZADO PARA RESOLVER ESTE MISTÉRIO?”
• Elaborar a lista dos animais da história com suas respectivas características;
• Estudar o processo de metamorfose das lagartas através de textos científicos;
• Realizar comparações entre os animais classificando-os de acordo com a espécie que pertencem;
• Montar um jogo de adivinhações envolvendo os animais da história e outros que desejarem. Os estudantes precisam apresentar aos colegas o seu animal respondendo a seguinte pergunta: “se eu fosse esse animal eu teria...”
• Criação de fichas técnicas dos animais da história ou outros estudados a partir dela;
• Resolução de problemas:
Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas têm três aranhas juntas?
• Releitura de obra de arte sobre animais;
• Utilizar o calendário para acompanhar os dias que demora para a lagarta sair do seu casulo;
QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA?
• domínio de linguagens
• compreensão de fenômenos
• construção de argumentações
• solução de problemas
• elaboração de propostas
QUAIS HABILIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CHEGARMOS AS COMPETÊNCIAS MENCIONADAS?
• Ler;
• Interpretar;
• Compreender;
• Comparar;
• Pesquisar assuntos específicos;
• Socializar informações;
• Compartilhar ideias;
• Sistematizar conhecimentos adquiridos;
• Expressar-se oralmente com clareza;
• Realizar leitura crítica de imagens;
• Utilizar estratégias diferenciadas na solução de situações problemas;
Idéias Legais
Simetria no blog Pescar ideias.
Atividade que encontrei na net.
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRT3E0MDZRdk5kMEU/edit
Antes da leitura
Sensibilização dos estudantes através da observação da capa do livro;
Durante a leitura
Leitura da história realizada pelo professor com a utilização de slides;
Provocação de produção:
Sem que os estudantes saibam o final da história, solicitar que respondam a seguinte problematização:
“O QUE PODE TER ACONTECIDO COM A LAGARTA?”
Depois da leitura:
• Leitura da história realizada pelos estudantes aos demais colegas;
• Relacionar imagens ou nomes dos personagens com falas presentes no texto da história;
• Reconstrução da história fragmentada em frases desorganizadas;
• Solucionar charadinhas envolvendo personagens do texto, exemplo:
Vivo bem ao mundo, pois devagar vou ao longe. Meu nome inicia com a letra P e termina com a. Quem sou?
Quem tem pernas para dar e vender, que o nome inicia com C?
• Completar as lacunas no texto da história;
• Após a leitura da história pense:
“ QUE OUTRA ESTRATÉGIA A CORUJA PODERIA TER UTILIZADO PARA RESOLVER ESTE MISTÉRIO?”
• Elaborar a lista dos animais da história com suas respectivas características;
• Estudar o processo de metamorfose das lagartas através de textos científicos;
• Realizar comparações entre os animais classificando-os de acordo com a espécie que pertencem;
• Montar um jogo de adivinhações envolvendo os animais da história e outros que desejarem. Os estudantes precisam apresentar aos colegas o seu animal respondendo a seguinte pergunta: “se eu fosse esse animal eu teria...”
• Criação de fichas técnicas dos animais da história ou outros estudados a partir dela;
• Resolução de problemas:
Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas têm três aranhas juntas?
• Releitura de obra de arte sobre animais;
• Utilizar o calendário para acompanhar os dias que demora para a lagarta sair do seu casulo;
QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA?
• domínio de linguagens
• compreensão de fenômenos
• construção de argumentações
• solução de problemas
• elaboração de propostas
QUAIS HABILIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CHEGARMOS AS COMPETÊNCIAS MENCIONADAS?
• Ler;
• Interpretar;
• Compreender;
• Comparar;
• Pesquisar assuntos específicos;
• Socializar informações;
• Compartilhar ideias;
• Sistematizar conhecimentos adquiridos;
• Expressar-se oralmente com clareza;
• Realizar leitura crítica de imagens;
• Utilizar estratégias diferenciadas na solução de situações problemas;
Idéias Legais
Simetria no blog Pescar ideias.
Atividade que encontrei na net.
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRT3E0MDZRdk5kMEU/edit
Amei, como faço para ter esse material?
ResponderExcluir