segunda-feira, 4 de junho de 2012

O sanduiche da Maricota


Estou trabalhando esse texto e estou postando mais atividades.





                                          A capa do projeto foi feita com recorte de jornal.



Personagens

E finalmente o sanduíche que não foi da Maricota, 
Foi do 1º ano, recheio escolhido pela turma.



                                          Olha eu aqui com um sanduíche integral gigante.



Grupo 4 – O Sanduíche da Maricota (Avelino Guedes)

Síntese: A galinha Maricota prepara um sanduíche ao gosto “galináceo”: pão, milho, quirera e ovo. Mas, quando vai comê-lo, chega o bode Serafim, que diz que no sanduíche falta capim. Depois chegam o gato, o cão, a abelha e assim cada animal quer dar seu palpite e contribuição ao sanduíche de Maricota. Até que chega a raposa e diz: “Falta galinha”. É o fim! Maricota expulsa todos e volta ao seu recheio preferido — como era pra ter sido.

Justificativa: Atualmente, tem-se dado muita importância ao desenvolvimento de projetos e atividades que trabalhem com a interdisciplinaridade, ou seja, um trabalho que articule as áreas de conhecimento entre si. Por esse motivo, sabendo que um trabalho interdisciplinar é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança, sugerimos o Sanduiche da Maricota, que é riquíssimo em detalhes e conteúdos que estimulam o pensar, a ação e decisão.

Objetivo Geral:
 Através da leitura do livro “O Sanduíche da Maricota”, escrito pelo autor Avelino Guedes , visa-se trabalhar de forma interdisciplinar, com atividades que incluam Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Educação Religiosa, Ética e Valores.

Objetivos Específicos: Despertar nos alunos o gosto pela leitura
  • Despertar a curiosidade e a criatividade
  • Desenvolver a expressão oral e argumentativa
  • Levar os alunos a refletirem sobre: a importância do cuidado com os animais; o respeito mútuo, a dignidade e o amor ao próximo
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático
Conteúdos: Quantidade
  • Numerais
  • Textos
  • Letras
  • Características dos animais
  • Alimentação dos animais
  • Respeito
  • Diferenças
Estratégias: Imagens ilustrativas
  • Cartazes
  • Pesquisas
  • Roda de conversa
  • Leituras informais
  • Jogos diversos
  • Registros
Avaliação: Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse e participação em todas as atividades propostas.











 

 

 

 



 
 
 


6 comentários:

  1. Querida adorei sua criatividade no Sanduíche da Dona Maricota, eu estava procurando exatamente essas ideias e encontrei aqui! O brigada! Visite o meu cantinho também! Profª Érica em http://ensinarexigealegria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida adorei sua criatividade no Sanduíche da Dona Maricota, eu estava procurando exatamente essas ideias e encontrei aqui! O brigada! Visite o meu cantinho também! Profª Érica em http://ensinarexigealegria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei , estamos desenvolvendo projeto sobre alimentação saudável, muito bem lembrado desse texto, tinha esquecido, obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as atividades mas na cruzada com as imagens dos animais a palavra macaco não dá certo...

    ResponderExcluir
  5. Nossa! sabe aquela música sertaneja "andei, andei, andei, até encontrar...", pois é fiz uma procura de ideias para desenvolver um mine projeto com esse livro e parei aqui, para colher essas sugestões. Um abraço e obrigada por compartilhar ideias. :*

    ResponderExcluir